Resgatar, valorizar e reinventar a história da gastronomia angolana
Isto é Ovina Yetu
OVINA YETU, da autoria do Chef Helt Araújo, nasce da busca por conhecimento sobre a gastronomia angolana que caminha para o esquecimento, com o objetivo de criar uma viagem de investigação, registo, sistematização, reflexão, escrita e divulgação da história gastronómica de Angola e dos seus produtos nativos, técnicas e outros saberes, preservando a biodiversidade e a diversidade sociocultural.
Através da ação de um equipa multifacetada em diferentes províncias de Angola, pretendemos investigar e recuperar as raízes da cultura gastronómica angolana, produtos, técnicas e outros saberes, que caminham para o esquecimento. Conhecer produtores locais que usam métodos de produção mais sustentáveis, em sintonia com os ecossistemas angolanos, e que ainda têm este conhecimento vivo nas suas mãos.
A pensar na celebração de diferentes povos que coexistem pacificamente, queremos resgatar, registar e sistematizar esta preciosa sabedoria, criando um modelo de reflexão e divulgação, que irá permitir preservá-la e enaltecê-la.
Iremos potenciar toda a cadeia de valor, os ingredientes e as suas etapas, valorizando o percurso desde quem planta e colhe, até quem transforma e reinventa. Criar literatura gastronómica angolana e pratos genuínos, com o objetivo de transmitir um legado de resiliência e sabedoria às gerações futuras, que precisam de voltar a ter, como nunca, um mundo novamente sustentável.
Ovina Yetu, conta com uma task force liderada pelo Chef Helt Araújo, mentoria de Rosemaire Luís, assessoria de imprensa de Maria Lucena e fotografia de Jessé Manuel.
Uma equipa em crescimento com os olhos posto no futuro de Angola.
O vinho do Vale do Berro é um projeto inovador da província do Namibe, da autoria do médico e empresário Paulo Murias, que pela primeira vez criou um néctar autêntico e angolano.
Este vinho, abraçado pelo Chef Helt Araújo, está presente no mercado angolano onde se pretende consolidar, para de futuro pensar no mercado internacional.
O espaço Flor do Duke, é um projeto inspirado nas raízes e produtos nacionais, com foco na região do Namibe, para criar uma viagem aos sentidos genuinamente angolana.
Através da dedicação e da partilha de experiências de cada pessoa que forma a equipa, o menu é diferenciador e elaborado com inspiração no conceito Ovina Yetu.
O projeto Ovina Yetu, da autoria do Chef Helt Araújo, conta com uma parceria estratégica do Projeto Matéria liderado pelo Chef João Rodrigues. Os dois projetos partilham um denominador comum: promover e divulgar a cultura gastronómica dos países de origem, Angola e Portugal respectivamente.
Mais do que uma parceria profissional, esta ligação é o resultado de uma profunda amizade entre os dois Chefs, que partilham os mesmos valores.
No dia 20 de julho, em Luanda, foi celebrada a apresentação da Fundação Ovina Yetu, liderada por Chef Helt Araújo,e realizada a primeira reunião da sua multidisciplinar Task Force.
Juntos vamos resgatar, valorizar e reinventar a história da gastronomia angolana
Chef Helt Araújo marca presença no festival Foodtopia em Lisboa
O jardim tropical de Belém, em Lisboa, recebeu nos passados dias 2 e 3 de julho o Foodtopia, um festival de gastronomia que teve a presença do Chef Helt Araújo.
O evento contou com mais de 50 chefs internacionais, entre os quais o conceituado Chef brasileiro Alex Atala, proprietário do restaurante DOM em São Paulo, detentor de duas estrelas Michelin, Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma em Lisboa com duas estrelas Michelin, Helt Araújo proprietário do restaurante Flor do Duke em Luanda.
Helt Araújo, apresentou propostas de pratos na rua com opções de carne, peixe e vegetarianas e também algumas sobremesas, para divulgar a gastronomia tradicional angolana.
Chef Helt Araújo apresenta o projeto Ovina Yetu no Congresso dos Cozinheiros.
A decorrer no dia 25 e 26 de setembro, no Nirvana Studio, em Oeiras, com o tema “Conexão Africana”, o Congresso dos Cozinheiros 2022 – local de encontro, reflexão e partilha de experiências da comunidade gastronómica – tem a presença confirmada do Chef Helt Araújo no palco produto, onde irá apresentar o projeto Ovina Yetu.
Chef Helt Araújo entrevistado na revista Villas&Golfe
A conceituada revista a nível nacional e internacional, de cultura e lifestyle, Villas&Golfe, publicou um artigo sobre o Chef Helt Araújo – embaixador da cultura angolana e criador de inovadoras experiências sensoriais – onde são abordados temas fundamentais, como a sustentabilidade alimentar e a gestão do desperdício.
Morada
Av. Mortala Mohamed
Ilha de Luanda – Angola
© 2022 Ovina Yetu todos os Direitos Reservados Designed by Brandimage.